Ganhe um Ipad

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cuidado com a doença do beijo no Carnaval

É importante cuidar de sua saúde bucal para evitar a mononucleose infecciosa, que se prolifera durante a folia

 

   Transmitida exclusivamente pela saliva, a mononucleose ataca homens e mulheres, a maioria entre 15 e 25 anos, faixa etária que adora ficar — por isso ficou conhecida como doença do beijo. Mas atenção: esse não é o único modo de contrair a danada. “Gotículas de saliva soltas em conversas a uma distância menor que 1,5 metro, tosses, espirros e até selinhos são suficientes para espalhar o vírus”, diz o infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo. O que significa que, se o seu gato foi infectado e você não, ele não necessariamente ficou com outras por aí.

Os Sintomas

Portadores da doença do beijo têm sintomas como a febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado - a hepatite.

Como se Proteger?

Para se proteger do vírus, esqueça os sprays anti-sépticos e toda sorte de produtos que prometem higienizar a boca — pelo menos se a intenção for evitar o vírus —, pois eles não funcionam para esse fim. Depois, evite beijar e ficar muito perto de pessoas contaminadas. Não sabe quem está infectado? Bom, nesse caso, não tem muito jeito, não. Ou pede um exame de sangue ao cidadão (e adia o beijo até receber o resultado) ou beija assim mesmo e reza para o seu anjo da guarda.


Cuidando da Higienização oral

Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e consumam complexos vitamínicos. "Uma higienização oral diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que prolifera com a troca de salivas", acrescenta o especialista.

Tratamento

Mas, se a doença já foi detectada, tratá-la não tem segredo. "Assim como a gripe, a mononucleose vem e vai embora sozinha, sem deixar marcas ou seqüelas", avisa o especialista Olzon. "E você só pega uma vez na vida." Para aliviar os sintomas, os especialistas receitam antiinflamatórios e antitérmicos.

O Vírus

Fora isso, é preciso ter paciência. "O ciclo de vida do vírus dura de dez a 15 dias. A partir daí, há uma boa melhora", diz o médico. Para afastar o risco de uma complicação, como um rompimento do baço, os médicos aconselham que você dê um tempo na atividade física e na balada no período de recuperação. O que acontece, na maioria dos casos: a pessoa não repousa o tempo necessário e acaba pegando outras doenças por causa da baixa resistência.

0 comentários:

Postar um comentário